Faça suas escolhas além de aparência! | Igreja Assembléia de Deus - Ministério Vida Abundante

Faça suas escolhas além de aparência!

onde

Bem galera, olha eu aqui novamente!!!
Hoje vamos tratar de um assunto bastante legal, a história do nosso amigo Jacó e sua trajetória, mas vamos nos apegar principalmente a parte do casamento de Jacó, mais especificamente as duas filhas de Labão, e mais especificamente ainda a Lia (em algumas traduções está como Léia ou Lea).

Beleuza, pra começarmos, vamos entender o que aconteceu para que nosso amigo Jacó chegasse a encontrar nossa amiga Raquel e nossa amiga Lia, não vou colocar todos os versículos porque senão vai ficar muito extenso, mas quem quiser dar uma conferida na história completa, comece a ler a partir de Genesis 27:1.
Bem, naquela época era de costume o pai dar ao filho mais velho os “direitos” após a sua morte, tipo assim, o pai morre e o filho mais velho assume e tals…
Esaú era o mais velho e Jacó, queria muito, digamos a herança, diga-se de passagem, porém, Jacó enganou Isaque, seu pai, se passando por Esaú, para então receber a benção, e assim foi feito; porém, todavia, entretanto, Esaú descobriu logo depois e pra variar não gostou nem um pouco do que aconteceu, então comentou sobre matar Jacó. É galera a coisa começou a apertar pra Jacó, hehehe, mas vamos lá, Rebeca, por sua vez, ficou sabendo dos planos de Esaú e então chamou Jacó pra conversar e disse pra ele ir pra casa de Labão, tipo assim, se ele não saísse de lá, cabeças iriam rolar.

E Esaú odiou a Jacó por causa daquela bênção, com que seu pai o tinha abençoado; e Esaú disse no seu coração: Chegar-se-ão os dias de luto de meu pai; e matarei a Jacó meu irmão.
Gênesis 27:41-42

Então Jacó começou a caminhada e certo dia chegou a um local onde havia um poço e alguns rebanhos de ovelhas…

E olhou, e eis um poço no campo, e eis três rebanhos de ovelhas que estavam deitados junto a ele; porque daquele poço davam de beber aos rebanhos; e havia uma grande pedra sobre a boca do poço.
Gênesis 29:2-3

E enquanto ele conversava com os pastores que ali estavam, chegam Raquel, linda e bela, que por sinal era pastora.

E aconteceu que, vendo Jacó a Raquel, filha de Labão, irmão de sua mãe, e as ovelhas de Labão, irmão de sua mãe, chegou Jacó, e revolveu a pedra de sobre a boca do poço e deu de beber às ovelhas de Labão, irmão de sua mãe.
Gênesis 29:10-11

Espertinho esse Jacó né, viu a guria, e já tratou de ajudar, pra ganhar uma moralzinha com ela…rs mas… prossigamos…

Labão, por sua vez tinha duas filhas, Lia e Raquel, sendo que Lia era a mais velha e Raquel a mais nova. Lia era uma mulher linda de coração, mas não tinha nenhuma beleza exterior, s bíblia nos diz que ela tinha os olhos baços, desbotados e inexpressivos e, além de tudo isso, o seu nome significava “cansada”, vamos falar a verdade: era vesga, zaroia, a pobre da moça. Em compensação, Raquel era a filha bonita, que por sinal Jacó ficou gamado.
Mas o Senhor refinava Lia e, apesar de tanto sofrimento que ela passou durante a vida, era uma notável e fiel serva do Senhor, mas vamos seguir a história…

Então Jacó chega para Labão e diz que vai trabalhar 7 anos 0800, sim, de grátis manolos, e em troca só quer a mão de Raquel em casamento. Labão, concordou e tal e Jacó trabalhou por 7 anos, mas passou rapidinho, pois o cara estava muito apaixonado, nisso, quanto chegou ao fim dos 7 anos Jacó foi lá trocar uma ideia com Labão pra pegar o pagamento né. Ai galera tadinho de Jacó, Labão mandou fazer aquela festa, só que no final ao invés de Labão entregar Raquel, ele sacaneou Jacó, e entregou Lia e Jacó só percebeu isso no outro dia, e por sinal deve ter ficado muito aborrecido, é tanto que foi reclamar com Labão.
Logo depois Labão falou que daria a outra filha por mais 7 anos de trabalho, e Jacó aceitou.
Galera, eu tentei resumir o máximo sem perder o sentido desta história, e agora vamos entrar exatamente ou eu gostaria de chegar.

Gênesis 29:31 nos diz que “… Lia era desprezada.
A Bíblia nos diz que o Senhor não só viu que Lia estava sendo desprezada por seu marido, como Ele decidiu fazê-la feliz apesar dos problemas: Ele “… abriu a sua madre.”
Lia, agora, era a esposa fértil de Jacó, porém Raquel era a esposa estéril.
Nós aprendemos, através desta decisão do Senhor, que Ele purifica… purifica… purifica e quando Ele percebe que nos quebrantamos e estamos em plena comunhão com Ele, então Ele dá o nosso prêmio, o nosso galardão.

Porém, são poucos né, os que querem Lia, só porque ela era feiosinha né, fazendo uma comparação rápida, podemos dizer que Lia é fazer trabalhos na igreja que não nos dão lugar de destaque, fazer trabalhos que não estão com os holofotes voltados para si, então, são poucas as pessoas que escolhem Lia na hora de trabalhar na obra, o ser humano gosta de aparecer, gosta de ser reconhecido e escolher Lia na verdade, geralmente não traz essas regalias logo de inicio. A galera quer na maioria das vezes escolhe Raquel, calma gente, não estou dizendo que é errado querer o melhor, porém para se caminhar 1km precisa-se caminhar o primeiro metro, muitas vezes esquecemos de fazer coisas simples como ajudar a limpar a igreja, ajudar num mutirão, ajudar a visitar um irmão, ajudar na oração, coisas que na verdade não vão lhe gerar “fama, glamour, status”, enfim, podemos ver na história que Lia foi desprezada devido a sua pouca beleza, mas ela não perdeu o foco, que é Deus, e assim Deus a honrou.
Nós devemos agir da mesma forma, por mais que hoje, você não tenha um lugar de destaque, seja na igreja, seja em casa, seja no trabalho, enfim, nunca perca o foco.

Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
Filipenses 3:14

Deus quer nos abençoar, porém temos que buscá-lo, temos que chamar a atenção dEle, temos que fazer por onde a benção chegar, no caso de Jacó a benção dele, lhe custou 14 anos de trabalho, e ainda foi enganado no meio do caminho, mas as vezes queremos tudo pra agora, pra já, pensamos que Deus está a nosso serviço, pra atender tudo na hora que bem entendemos, e ai está um grande perigo, pensar que Deus é nosso empregado, quando na verdade, nós é que somo os servos, e temos que estar a disposição e sempre preparados para todas as situações, e esperarmos o tempo dEle, pois Ele sabe bem o que é melhor para nós, mas sempre lembrando que, temos que agir, para que Deus nos abençoe, é “ação e reação”, temos que estar preparados para quando pedirem pra limpar um chão, da mesma forma que estamos preparados pra assumir um lugar de destaque, temos que entregar o controle da nossa vida a Deus, que no final, com certeza, o salário vai ser maravilhoso, e outra, Deus nos ama, e não quer nos explorar, então se Ele vê que você está buscando, trabalhando, fazendo por onde, é claro que Ele vai liberar aquele BÔNUS que você tanto espera, mas você tem que dar o primeiro passo e depois deixar Ele tomar as rédeas de sua vida.

Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará.
Salmos 37:5

Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Mateus 6:33

Então galera, pra finalizar, gostaria de dizer o seguinte, devemos sempre, mas sempre mesmo, estar prontos para o serviço, não olhar apenas para a “aparência”.
Quem sabe o Senhor está esperando apenas isso, você deixar o orgulho de lado, quem sabe, Deus lhe deu a oportunidade de estar lendo esta mensagem pra que seu ano de 2012 seja um ano diferente, um ano onde você verdadeiramente estará a disposição da obra de Deus.

Espero que tenham gostado do assunto de hoje!
Esse foi mais um artigo extenso, prometo tentar diminuir os próximos…rsrsrs
Reflitam um pouco sobre o assunto, vamos refletir sobre nossas escolhas, vamos analisar, pois, quem sabe, a benção ainda não chegou porque estamos fazendo a escolha olhando somente a beleza exterior da situação.

Enfim, por hoje é isso, aguardo o comentário de vocês!

Abraço a todos!
Alysson Assis

8 Responses to Faça suas escolhas além de aparência!

  1. Enzo Lins disse:

    shalom. ótimo artigo, parabéns tbm ao designer que fez a comunicação visual…

  2. Najara Rosalia disse:

    Pocou irmão…é isso aí, deixa Deus te usar. E Ele tem te usado poderosamente através destes artigos. Que o Senhor continue te abençoando!!!
    Najara Rosalia

  3. Leandro Gomes disse:

    gosto muito do jeito q vc expressa seus post's. Parabéns!! Já vou providenciar um fã club pra vc hem rs.rs..Abraços e que vc continue sendo instrumento de Deus!!

  4. RODRIGO FANTIN disse:

    Amado, SHOW DE BOLA.
    Deus continue revelando a você o que ELE quer falar.
    Continue assim.
    Forte, violento e truculento.

  5. Bruna Olly disse:

    Muito show! Glórias a Deus pela sua vida.

  6. Paulo Araujo disse:

    Artigo maravilhoso!!!
    continue assim sempre.

  7. Mirian Lyrio disse:

    Muito bom e edificador para nossas vidas..parabéns …Que Deus continue te usando com esse modo super atual para falar aos corações de todos …Otimo 2012 para todos na companhia de Papai do Céu!!!

  8. pr agabis disse:

    D+!!!. Deus com certeza está fazendo fluir o melhor Dele em sua vida que é a revelação da sua palavra e com isto só ganhamos!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>